Vitamina D: conheça os principais benefícios para o seu corpo

Vitamina D: conheça os principais benefícios para o seu corpo

A Vitamina D contribui com a melhora do nosso sistema imunológico, auxiliando na proteção contra o desenvolvimento de condições autoimunes, incluindo resfriados comuns, ou seja, aqueles que são menos graves e da gripe.

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email
Imagem /Vitamina-D-conheca-os-principais-beneficios-para-o-seu-corpo

É perceptível que, cada vez mais, estamos passando mais horas em locais fechados, comportamento que também teve um aumento significativo com a pandemia de Covid-19. No entanto, quando temos a oportunidade de estar em locais abertos, ao ar livre, é comum nos depararmos com a seguinte cena: pessoas se escondendo do sol – isso se não formos nós mesmo nessa situação. 

E o fato de nos escondermos do sol tem um agravante. Isso faz com que os níveis de vitamina D em nosso corpo fiquem abaixo do recomendável, do saudável. Para absorvermos a quantidade ideal de vitamina D, seria necessário nos expormos ao sol todos os dias, por pelo menos 15 minutos. 

Curiosidade: estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas, de todas as etnias e idades, sejam deficientes em vitamina D.

Mas, na prática, quais são os benefícios da Vitamina D para o nosso corpo?

A Vitamina D contribui com a melhora do nosso sistema imunológico, auxiliando na proteção contra o desenvolvimento de condições autoimunes, incluindo resfriados comuns, ou seja, aqueles que são menos graves e da gripe. Além disso, a Vitamina D ajuda a prevenir respostas inflamatórias prolongadas ou até mesmo excessivas.

Outro benefício que está associado à Vitamina D é o papel importantíssimo que ela desempenha na absorção de cálcio para os ossos do nosso corpo, isso porque a falta de cálcio e de Vitamina D pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas.

Conheça outros benefícios da Vitamina D

Vitamina D e doenças autoimunes

A Vitamina D exerce uma grande influência no sistema imunológico, por isso, ela acaba sendo muito importante no tratamento de doenças como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e também na prevenção do câncer.

Imagem Blog/Artigos/Artigo 01//Vitamina-D-conheca-os-principais-beneficios-para-o-seu-corpo2

Vitamina D na gestação

Quando o assunto é gestação, a Vitamina D é mais do que essencial. Isso porque a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, sua carência contribui para a pré-eclâmpsia, aumentando os riscos de ocorrência de autismo.

Vitamina D e obesidade

A Vitamina D, em pessoas que estão em grupos de perda de peso, inibe o crescimento das células adiposas, aumentando a leptina, ou seja, o hormônio que envia sinais de saciedade ao cérebro, atuando diretamente no controle de peso. Além disso, a Vitamina D é responsável por ativar a força dos músculos, facilitando a redução do excesso de gordura no tecido muscular.

Sabe qual é a dose de vitamina D recomendada para sua idade? Confira aqui os novos valores de Vitamina D definidos pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM):

  • Maior do que 20 ng/mL é o desejável para população geral saudável;
  • Entre 30 e 60 ng/mL é o recomendado para grupos de risco como idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismos, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos;
  • Entre 10 e 20 ng/mL é considerado baixo com risco de aumentar remodelação óssea e, com isso, perda de massa óssea, além do risco de osteoporose e fraturas;
  • Menor do que 10 ng/mL muito baixa e com risco de evoluir com defeito na mineralização óssea, que é a osteomalácia, e raquitismo.

Dica da Bio: com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas acabam não tendo tempo para a exposição solar adequada, não é mesmo? Por isso a suplementação com a vitamina D é uma alternativa extremamente eficaz para a reposição desta vitamina.

Viu como é importante incluir e manter a Vitamina D no seu dia a dia? Ela é uma excelente aliada em diversas etapas das nossas vidas. E você? O que tem feito para elevar o nível de Vitamina D na sua rotina?

Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Os benefícios do Ômega 3 para a saúde

Os benefícios do Ômega 3 para a saúde

O ômega 3 é um excelente antioxidante e colabora com o bom desempenho do organismo

Imagem principal do artigo Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

O ácido alfa-lipoico (ALA) é uma substância antioxidante produzida naturalmente pelo corpo humano, que desempenha um papel importante na produção de energia nas células e na proteção contra danos oxidativos.

Imagem principal do artigo Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde

Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde

Vitaminas A, C e D. Com certeza você já ouviu falar sobre elas e pode até ser que conheça seus benefícios. Mas e quanto à vitamina K2?

Imagem principal do artigo Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Entre as diversas substâncias que ajudam nosso organismo a funcionar bem, está a Coenzima Q10.

Imagem principal do artigo Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?

Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?

A deficiência de picolinato de cromo pode atrapalhar no emagrecimento saudável?

Imagem principal do artigo Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!

Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!

Você já ouviu falar da Ioimbina? Pode ser que não, pois este não é um dos ativos mais conhecidos para a promoção da saúde e bem-estar.

Imagem principal do artigo Suplementos esportivos: conheça os benefícios

Suplementos esportivos: conheça os benefícios

Pré treino, creatina, BCAA, Whey protein, se você frequenta uma academia, provavelmente já ouviu falar sobre esses suplementos

Imagem principal do artigo Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta

Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta

Você já ouviu falar em Saw Palmetto? Não se preocupe. O fato é que esta planta de nome diferente pode trazer vários benefícios para a saúde. 

Imagem principal do artigo Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Com certeza você já usou azeite de oliva em suas receitas, mas sabia que o extrato de folha de oliveira tem vários benefícios para a saúde?

Imagem principal do artigo Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Conheça os tipos de ginseng e os inúmeros benefícios dessa planta para sua saúde