Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro? Saiba o que fazer para melhorar a capacidade cognitiva do seu cérebro

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

Sabe aquele famoso “branco” que dá quando você tenta lembrar a senha do e-mail ou o número do telefone de uma pessoa? 

Não se preocupe, isso é normal e faz parte do declínio da performance cognitiva do cérebro. Ele acontece, em geral, por volta dos 40 anos e faz parte do envelhecimento do corpo. 

Com os avanços da tecnologia nosso cérebro está sendo cada vez mais exigido e isso tem seu lado bom e ruim. 

O bom é que, ao aprendermos a usar um novo aplicativo, novas conexões neurais se formam. 

O ruim é que estamos expostos à sobrecargas de informações, muitas vezes desnecessárias. Afinal, que diferença faz pra você se determinada celebridade se separou ou foi viajar, teve filhos, etc…? 

Mas o que é cognição cerebral e como ela funciona?

A cognição é a capacidade que o cérebro tem de processar informações e traduzi-las para que possamos interpretar o que se passa à nossa volta. 

Entre as funções cognitivas estão ações como: pensar, memorizar, raciocinar, fazer associações, abstrair, lembrar, pensar, entender, entre outras. 

Para que a performance cognitiva do seu cérebro aconteça de forma eficiente, é preciso que a rede neural, formada pelos neurônios, esteja em bom funcionamento. 

O problema é que, como dissemos no começo do texto, com o passar dos anos, esta capacidade vai entrando em declínio. Assim como o corpo, o cérebro também envelhece. 

Doenças que prejudicam as funções cerebrais


A queda da performance cognitiva do seu cérebro também pode acontecer devido à algumas doenças como mal de Parkinson e Alzheimer, que são neurodegenerativas, ou seja, atingem diretamente o sistema nervoso. 

Enquanto o Parkinson age diretamente no controle dos movimentos, fazendo com que os músculos do paciente se contraiam involuntariamente, o Alzheimer prejudica diretamente as funções cognitivas.

Apenas o médico pode dizer, mediante consultas e exames, se o declínio mental está relacionado apenas com o avanço da idade ou com estas doenças. 

A boa notícia: exercitar o cérebro e ter bons hábitos de vida pode ajudar a retardar este processo e melhorar muito a qualidade de vida, mesmo para pessoas bem longevas. 

Exercite sua mente e melhore a cognição cerebral


Assim como os músculos do corpo, o cérebro também precisa ser exercitado e bem alimentado. 

Isso porque nosso cérebro tem uma capacidade incrível, a neuroplasticidade. Isso significa que, toda vez que aprendemos algo novo, novas conexões neurais são formadas. 

Uma boa analogia é um rio. Quando ele encontra um obstáculo como uma pedra, ele desvia até encontrar outro caminho, certo? 

Só que estas novas conexões devem ser gravadas na mente. Isso quer dizer que, uma nova atividade deve ser constantemente repetida para que a conexão não seja perdida.   

Então, se você começar a aprender a tocar piano, é preciso praticar a leitura de partituras e a execução de música regularmente.  Isso também vale para atividades como aprender a andar de bicicleta, jogar xadrez, aprender um novo idioma, entre outras. 

E como melhorar a cognição cerebral?

 Faça exercícios físicos 

A prática da atividade física está intimamente ligada à melhora dos processos cognitivos e suas funções. Isso porque os exercícios aumentam as sinapses, ajudam na formação de novas células e oxigenam o cérebro.

 Durma bem

Durante o sono o cérebro não para. Porém ele funciona de forma diferente de quando estamos acordados. Ao dormir, ele faz uma espécie de “faxina” que elimina toxinas danosas ao nosso organismo. Além disso, nessa fase são geradas novas memórias e consolidadas várias outras antigas.  

Imagem //saiba-como-melhorar-a-performance-cognitiva-do-seu-cerebro-1

Relaxe

 Experimente desacelerar seus pensamentos pelo menos uma vez durante o dia. Ouça uma música calmante, saia para passear na natureza, respire fundo e tenha bons pensamentos. Isso vai diminuir muito a quantidade de cortisol, substância liberada pelo corpo em momentos de estresse e que, em excesso, é prejudicial à saúde. 

 Aceite novos desafio

 Como dissemos acima, aprender uma atividade nova cria conexões neurais. Você pode começar com algo mais simples como palavras-cruzadas ou aprender um novo jogo de cartas, por exemplo, e depois passar para atividades mais desafiadoras. 

 Alimente-se bem

 A conexão do nosso intestino com a mente é tão importante que ele é chamado de “segundo cérebro”. Isso porque a alimentação influencia diretamente a saúde mental. Prefira alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas. 

 Outros alimentos que também são ótimos para o cérebro são as gorduras boas, encontradas em peixes como salmão selvagem (rico em ômega 3), nozes, cereais integrais, brócolis, frutas vermelhas, kefir, entre outras. 

Suplementos


São bons para enriquecer a dieta e fáceis de incorporar na rotina. Entre os que podem trazer benefícios para o cérebro estão ativos como magnésio L-Treonato, Ginkgo Biloba, Bacopa Monnieri, fosfatidilserina, vimpocetina que podem ajudar a melhorar a concentração e a memória. 

Já o ácido gama-aminobutírico, também conhecido como Gaba, pode ter efeito antiestresse e pode ajudar no metabolismo cerebral. 

Já para a ansiedade, depressão, estresse e melhora do humor, podem ser indicadas substâncias como Vitamina B12, Tintura de Hortelã, Melissa ou Valeriana, entre outras. 

Uma opção excelente e com formulação exclusiva é o Booster Cognitivo, um suplemento que favorece a melhora do desempenho mental e físico, diminuição do estresse e ainda possui ação antioxidante e anti-aging!

Procure por boas marcas e consulte sempre seu médico ou nutricionista antes de optar por elas.  

Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

O óleo de melaleuca possui propriedades medicinais que podem auxiliar na saúde e bem-estar de forma natural!

Imagem principal do artigo Como evitar o mau hálito?

Como evitar o mau hálito?

Você teria coragem de falar para uma pessoa quem ela tem mau hálito?  Conheça 4 super dicas para evitar essa condição tão comum e complicada de lidar!

Imagem principal do artigo Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Regular o sono é um sonho de muitas pessoas que sofrem com a insônia diariamente

Imagem principal do artigo Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

As enzimas digestivas são responsáveis pela quebra de moléculas a fim de facilitar sua absorção pelas células do corpo

Imagem principal do artigo Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los

Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los

Você já ouviu falar de radicais livres? Eles estão entre os vilões do envelhecimento da pele podendo provocar manchas rugas, linhas finas e flacidez. 

Imagem principal do artigo Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas

Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas

Cedo ou tarde todas as mulheres vão se deparar com a menopausa, fase da vida em que param de menstruar. 

Imagem principal do artigo Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido corporal, também conhecida como edema, é um acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos do corpo, resultando em inchaço e aumento do peso corporal.

Imagem principal do artigo Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Se você já teve covid, recomendamos fortemente que leia este artigo!

Imagem principal do artigo Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro? Saiba o que fazer para melhorar a capacidade cognitiva do seu cérebro

Imagem principal do artigo Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?

Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?

As doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo todo.