Cansaço mental: o que fazer para melhorar

Cansaço mental: o que fazer para melhorar

Insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, tristeza, desânimo, alterações de humor, dores no corpo. Todos estes sintomas estão relacionados ao cansaço mental que aumentou significativamente durante a pandemia da COVID-19.

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

 Foram mais de dois anos em que as pessoas tiveram que lidar com um inimigo invisível e mais: perda de parentes e amigos queridos, perda do emprego, queda da renda, isolamento social, crianças em casa, falta de lazer e muitas incertezas. 

 Tudo isso fez com que o cansaço mental das pessoas disparasse. De acordo com a empresa de recursos humanos LHH do Grupo Adecco, que atua em 60 países, 38% dos entrevistados relataram esgotamento mental neste período. 

 E mais: o home office fez com que muitas pessoas perdessem o limite entre a casa e o trabalho, trazendo ainda mais estresse. 

 Uma pesquisa feita pela empresa Harris, revelou que 44% dos brasileiros disseram que a pandemia aumentou o nível de estresse no trabalho. 

Imagem /cansaco-mental-o-que-fazer-para-melhorar

E como o cansaço mental afeta o cérebro?


 Sabemos que apesar de representar apenas 2% do nosso peso, o cérebro consome 20% de toda a energia do corpo. E mesmo durante a noite ele não para. Nessa fase ele repara o desgaste sofrido durante o dia. 

 O problema é que estamos vivendo em uma fase em que, além das preocupações já citadas, há um excesso de informações: já não conseguimos ficar desconectados do celular, ficamos o tempo todo ligados no noticiário da tv (nem sempre com boas notícias), temos jornadas de trabalho excessivas, afazeres domésticos, filhos e mais: tudo isso sem muito ou quase nada de lazer. 

 E isso aumenta o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse, causando o cansaço mental. 

 O problema é que esse cansaço é cumulativo e pode acabar desencadeando crises de Burnout, que é o limite da exaustão do cérebro. Nessa fase podem acontecer “apagões” e até dores físicas. 

E como combater o cansaço mental?


 1 – Repense suas prioridades e hábitos


 Será que você tem mesmo que dar conta de tudo o que está fazendo hoje? Será que é preciso saber de tudo o que está acontecendo no mundo o tempo todo? Repensar seus hábitos é um bom começo. Você pode, por exemplo, começar o dia tomando o café da manhã com calma, sem pensar no que terá que fazer durante o dia. Aprecie suas refeições ao longo do dia da mesma maneira. Considere a possibilidade de trabalhar menos ou, se não for possível, pelo menos coloque limites nesses horários, fazendo pausas a cada 20 minutos. 

 2 – Pratique atividade física


 Já estão comprovados os vários benefícios dos exercícios. Além de ajudar a prevenir várias doenças como diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer, se exercitar libera hormônios do bem-estar como a endorfina e serotonina. E mais: reduz o estresse e a ansiedade. Dica: procure uma atividade prazerosa para que ela não seja uma obrigação a mais na sua rotina. 

 3 – Alimente-se bem


 Já sabemos que o intestino é nosso segundo cérebro e que tem grande influência em nossa saúde mental. As cerca de 500 milhões de células nervosas deste órgão percorrem o estômago e esôfago e interagem diretamente no sistema nervoso. 

 Só para se ter uma ideia, saiba que 50% da dopamina e 90% da serotonina, considerados os “hormônios da felicidade”, são processadas no intestino. 

 Então: olho no prato! Coma mais legumes, frutas, sucos, alimentos integrais, entre outros. 

 4 - Durma bem


 Uma boa noite de sono revigora corpo e mente, regula o metabolismo e repara o cérebro para as atividades do dia seguinte. Para isso evite assistir tv no quarto ou ficar no celular. Isso porque a luz atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. 

 Procure também ter uma rotina de sono regular, indo dormir e acordando nos mesmos horários. E mais: verifique se a temperatura do quarto está agradável e se não há muitos barulhos externos. 

 5 – Faça atividades prazerosas


 Ler um livro, escutar música, dançar, tirar férias, ter mais contato com a natureza... Tudo isso ajuda a recuperar o cérebro do cansaço mental. Algumas pessoas também recorrem a práticas como yoga e meditação que também têm ótimos efeitos para o cérebro. 

 6 – Não tenha vergonha de pedir ajuda!


 Muitas pessoas ainda acham vergonhoso recorrer a um psicólogo. Mas isso não é motivo de vergonha! Esse é o profissional indicado para avaliar seu estado mental. Ele poderá sugerir mudanças na sua vida que vão lhe ajudar a recuperar a saúde mental. 


7 – Faça uso de suplementos


 Felizmente, para nos ajudar com a saúde mental existem os suplementos vitamínicos que são fáceis de ingerir e incorporar na rotina. Eles repõem as substâncias que estão em falta no organismo melhorando nossa qualidade de vida. 

 Entre eles está o Magtein™ que pode melhorar a memorização, disposição física e diminuição da ansiedade e estresse.

 O MentalMax é um poderoso suplemento para todos que desejam melhorar o poder de memorização e disposição mental para o trabalho, estudos e dia a dia. Atua através do estímulo ao aumento da atenção, foco e rapidez cognitiva, além de ajudar a postergar o cansaço e estresse mental. Se você sofre com ansiedade, estresse, fadiga mental e baixa concentração no dia a dia, esse suplemento é altamente indicado! 

Temos também o Booster Cognitivo, um suplemento que favorece a melhora do desempenho mental e físico, diminuição do estresse, além de possuir ação antioxidante e anti-aging. Se você precisa de um suporte que para lidar com a rotina intensa de trabalho ou estudos com mais eficiência, disposição e com menos estresse, esse suplemento é ideal para você! 

O Zembrin é também um excelente suplemento, que diminui a ansiedade, estresse, fadiga e compulsão alimentar, atenua os sintomas da TPM, melhora o humor, cognição, bem-estar e os níveis de energia.

 Existe também o calmante natural Tintura de Mulungu, uma erva brasileira utilizada como calmante natural, que atua auxiliando na melhora  da ansiedade, do estresse e melhorando o sono.

 Se o problema for a ansiedade, você pode considerar o produto Magnólia, que além de ajudar a combater o estresse, atua na ansiedade de maneira natural. Possui efeito Antioxidante, neuroprotetor e ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Imagem /cansaco-mental-o-que-fazer-para-melhorar-1

Mais dicas para combater o cansaço mental


 - Evite se preocupar à toa. Uma pesquisa feita pela Pennsylvania State University, nos EUA, revelou que cerca de 91% das nossas preocupações não se concretizam;

 - Coloque todas as suas tarefas em um papel, ou arquivo de word. Isso vai limpar espaço no seu “HD mental” e você vai perceber que as cumprir não é tão difícil como estava pensando;

 - Evite procrastinar. Tarefas não realizadas ficam ocupando seu pensamento e causando estresse. Programe-se e não deixe que isso aconteça;

 - Pare de tentar atingir a perfeição. Faça o melhor trabalho que puder e, se houver uma falha, se perdoe. Ninguém é perfeito. O importante é aprender com os erros. 

 - Pegue leve com você, com as pessoas e com a vida! Aproveite o melhor que ela tem a te dar! 

Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Chega de ansiedade! Conheça as causas e tratamentos

Chega de ansiedade! Conheça as causas e tratamentos

Vamos falar sobre ansiedade. Você é uma pessoa ansiosa? Infelizmente a chance de você responder “sim é grande”.

Imagem principal do artigo Cansaço mental: o que fazer para melhorar

Cansaço mental: o que fazer para melhorar

Insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, tristeza, desânimo, alterações de humor, dores no corpo. Todos estes sintomas estão relacionados ao cansaço mental que aumentou significativamente durante a pandemia da COVID-19.