Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido corporal, também conhecida como edema, é um acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos do corpo, resultando em inchaço e aumento do peso corporal.

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

Sabe aquela sensação de inchaço no corpo? Ela pode acontecer principalmente nas pernas, barriga, braços e rosto. 

Além do desconforto, o inchaço do corpo causa problemas estéticos, uma vez que pode aumentar o peso entre um a três quilos! 

E atenção, mulheres: essa condição é muito mais comum para vocês. Isso por causa das alterações hormonais do ciclo menstrual e da menopausa. 

Mas como saber o que é inchaço e o que é gordura corporal? Simples! Faça um teste em casa mesmo: pressione o seu tornozelo por 30 segundos. Se após esse período a região ficar marcada, você pode estar sim, com retenção de líquidos. 

Outra forma de perceber o problema é observar se o mesmo acontece na região após a retirada das meias tipo soquete. 

Mas o que é o inchaço do corpo?


Nosso corpo é composto de vasos sanguíneos e linfáticos que têm diversas espessuras. Nas extremidades eles são mais finos (capilares). O inchaço acontece quando os fluidos (excesso de água) se acumulam nesses capilares localizados entre as células logo abaixo da pele causando os edemas. 

E o que causa o inchaço?


Uma das causas da retenção de líquidos pode ser resultado de uma condição médica envolvendo órgãos como fígado, coração ou rins. 

Quando um desses órgãos não está funcionando corretamente, o corpo tende a reter líquidos sendo incapaz de eliminar os fluidos adequadamente. 

Além disso, ficar em pé por longos períodos de tempo faz com que os fluidos se acumulem nas pernas, aumentando assim a retenção de água. 

O clima quente também pode levar à retenção de líquidos. Isso porque, no calor, o corpo é menos eficiente na remoção de líquidos. 

Dietas ricas em sódio e pouco consumo de água também "ajudam" o corpo a reter líquidos, assim como também, a falta de exercício físico pode afetar a circulação sanguínea e linfática, levando ao acúmulo de líquidos nos tecidos.

E mais: certos medicamentos também podem causar retenção de água, especialmente para pressão alta e esteroides.

E como reduzir a retenção de líquidos no corpo? 


1 – Reduza a ingestão de sódio


Muito sódio, presente no sal de cozinha, pode causar retenção imediata de água. Isso ocorre porque o corpo precisa manter sua proporção de sódio e água equilibrada para funcionar adequadamente, portanto, se muito sal for consumido seu corpo vai reter água. 

O recomendável é consumir no máximo 2,5 (g) de sódio por dia. 

Mas não adianta reduzir apenas o sal de cozinha! Cerca de 75% do sódio que as pessoas consomem está escondido em alimentos processados: queijo, carnes frias, pão, refeições congeladas, misturas de sopas e lanches salgados.

Experimente ingerir alimentos naturais, como vegetais, nozes e sementes que são muito baixos em sódio. Alguns alimentos podem até reduzir os níveis de sódio, incluindo bananas, abacates e vegetais folhosos.

2 – Beba mais água!


Mas como assim? Pode parecer contraditório, mas beber água vai fazer com que esse líquido circule e se recicle de forma mais eficaz no seu organismo. 

Isso porque a desidratação pode fazer com que o corpo retenha água extra para compensar a falta de água que entra.

Como grande parte do sangue é composto de água, a ingestão desse líquido também irá favorecer também o metabolismo. E mais: o consumo de água também ajuda a eliminar as toxinas e o excesso de sódio. 

Os adultos devem beber cerca de 2 litros de água por dia. Dica: substitua bebidas açucaradas por água pura! É uma ótima maneira de suprir as necessidades diárias de água do corpo.

3 – Reduza a ingestão de carboidratos


Os carboidratos também fazem com que o corpo armazene água extra. Quando ingerimos carboidratos, a energia que não usamos imediatamente é armazenada como moléculas de glicogênio. Cada grama de glicogênio contém 3 g de água.

Então, reduzir os carboidratos é uma maneira rápida de usar os estoques de glicogênio, o que significa que o peso da água também será reduzido.

Adultos precisam de pelo menos 130g de carboidratos, mas as pessoas costumam abusar dessa substância. 

Carboidratos comuns incluem pão, arroz e macarrão. Dica: substitua carboidratos por alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos e produtos de soja. Isso pode ajudar a reduzir o acúmulo de peso da água.

4 – Pratique atividade física

O exercício permite que o corpo consuma a água extra. Isso faz com que o peso da água caia imediatamente após o treino. 

Além disso, os exercícios também estimulam o fluxo sanguíneo e promovem a melhora da circulação, o que pode reduzir o acúmulo de líquidos em todo o corpo, especialmente nas pernas e pés.

E mais: a atividade física reduz ainda mais o peso da água, queimando os estoques de energia de glicogênio. Dica: não se esqueça de repor os líquidos perdidos para evitar a desidratação.

5 – Faça uso de suplementos


A vitamina B-6 e o ​​magnésio podem ser alternativas naturais eficazes para evitar a retenção de líquidos.

Estudos mostram que esses suplementos auxiliam os rins a liberar água e sódio extras do organismo. 

E mais: esses dois suplementos podem ser muito eficazes no alívio dos sintomas da síndrome pré-menstrual ou TPM, incluindo a retenção de água. Eles também podem reduzir o inchaço abdominal, inchaço nas pernas e sensibilidade nos seios.

Outra ótima opção é a cavalinha em cápsulas, que pode contribuir para a eliminação do inchaço corporal causado pela retenção de líquidos, acelerar o metabolismo e reduzir a oleosidade da pele. 

Outros dois suplementos que auxiliam na diminuição da retenção de líquidos com maior eficácia são:

Cactin: é um extrato natural obtido do fruto do cacto Opuntia fícus-indica, também conhecido como figo-da-índia. Favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos pelo corpo e possui leve efeito termogênico, ajudando a reduzir o inchaço corporal e diminuir o peso e medidas. Além disso, o Cactin contribui para:

  • Eliminação da retenção de líquidos;
  • Redução significativa de peso e medidas;
  • Eliminação do excesso de fluidos sem a perda de minerais;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Equilíbrio do apetite;
  • Efeito termogênico sem causar agitação ou nervosismo;
  • Afinar a silhueta;
  • Potente ação antioxidante;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminuição do colesterol;
  • Redução do inchaço dos tornozelos;
  • Pressão arterial saudável;
  • Equilíbrio osmótico do organismo;

- Drenow C: é um importante e exclusivo fitoativo padronizado em 10% betalaínas e 0,06% indicaxantina. Possui 30% de vitamina C e é composto por extratos naturais de Opuntia ficus indica (L.) Mill e Rosa canina L. Promove efeito diurético, efeito drenagem linfática, contribui com a redução de até 60% no acúmulo de líquidos, rica fonte de minerais, antioxidantes e vitamina C; efeito antioxidante e anti-inflamatório, auxilia na redução de medidas e no combate a celulite.

E quanto aos chás?


Os chás também podem contribuir para desinchar o corpo. Muitas plantas têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórios que podem ajudar nesse processo.  Mas atenção! Antes de comprar qualquer produto fique atento ao rótulo. Nem todos os chás têm esse efeito. Prefira as bebidas feitas a base de Hibiscus, chá verde e dente de leão, salsinha e cavalinha. 

Chá Pink Lemonade: é um chá funcional solúvel para diminuir peso e medidas e aumentar sua autoestima e qualidade de vida. Possui efeitos termogênico, drenante, diurético e antioxdante, além de aumentar os níveis de energia física e mental.


Dica final:


Antes de tomar suplementos consulte sempre um médico ou nutricionista. Alguns podem ter efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos.

E mais: procure sempre uma empresa idônea que produza suplementos de qualidade. Assim você não coloca sua saúde em risco! 


Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

O óleo de melaleuca possui propriedades medicinais que podem auxiliar na saúde e bem-estar de forma natural!

Imagem principal do artigo Como evitar o mau hálito?

Como evitar o mau hálito?

Você teria coragem de falar para uma pessoa quem ela tem mau hálito?  Conheça 4 super dicas para evitar essa condição tão comum e complicada de lidar!

Imagem principal do artigo Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Regular o sono é um sonho de muitas pessoas que sofrem com a insônia diariamente

Imagem principal do artigo Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

As enzimas digestivas são responsáveis pela quebra de moléculas a fim de facilitar sua absorção pelas células do corpo

Imagem principal do artigo Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los

Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los

Você já ouviu falar de radicais livres? Eles estão entre os vilões do envelhecimento da pele podendo provocar manchas rugas, linhas finas e flacidez. 

Imagem principal do artigo Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas

Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas

Cedo ou tarde todas as mulheres vão se deparar com a menopausa, fase da vida em que param de menstruar. 

Imagem principal do artigo Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido corporal, também conhecida como edema, é um acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos do corpo, resultando em inchaço e aumento do peso corporal.

Imagem principal do artigo Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Se você já teve covid, recomendamos fortemente que leia este artigo!

Imagem principal do artigo Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro? Saiba o que fazer para melhorar a capacidade cognitiva do seu cérebro

Imagem principal do artigo Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?

Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?

As doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo todo.