Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Conheça os tipos de ginseng e os inúmeros benefícios dessa planta para sua saúde

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

Zapeando pelos canais de TV você já deve ter visto comerciais vendendo cápsulas de ginseng. Mas já parou para pensar o que é ginseng e quais seus benefícios para a saúde?

 O ginseng é uma raiz medicinal de origem chinesa da família Araliceae que tem vários subtipos. O mais comum é o Panax ginseng. 

 Entre seus inúmeros benefícios estão: aumento da energia, efeito anti-inflamatório, melhora da imunidade, circulação sanguínea, controle do açúcar no sangue entre outros. 

 Além do ginseng asiático existem também outras espécies, até uma brasileira: a Pfaffia Paniculata, que é bastante cultivada no Sudeste e, apesar de não gostar de temperaturas baixas, também podem ser encontrada em plantações nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Quais os benefícios do Ginseng?


 1 – Ajuda a melhorar a imunidade


 Alguns estudos descobriram que o ginseng pode estimular o sistema imunológico. Há evidências de que um tipo específico de extrato de ginseng americano pode diminuir o número e a gravidade dos resfriados em adultos.

 2 – Pode ajudar a regular o açúcar no sangue  


 Vários estudos em pessoas mostraram que o ginseng pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes. 

 3 – Pode ajudar a melhorar a atenção


 Estudos indicam que o ginseng pode dar um impulso de curto prazo à concentração e ao aprendizado. Alguns estudos de desempenho mental combinaram ginseng com extrato de folhas da árvore ginkgo, outro remédio tradicional que ajuda na demência

 4 – Possui efeito anti-inflamatório


 Estudos da Faculdade de Medicina Oriental, na Coreia, mostraram que extratos de ginseng e compostos de ginsenosídeos podem inibir a inflamação e aumentar a capacidade antioxidante nas células.

 Os cientistas descobriram que o extrato de ginseng vermelho coreano reduziu a inflamação e melhorou a atividade antioxidante nas células da pele de pessoas com eczema 

 5 – Pode ajudar na disfunção erétil


 Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que o ginseng pode ser uma alternativa útil para o tratamento da disfunção erétil (DE) em homens.

 Os cientistas acreditam que os compostos contidos na raiz podem proteger os vasos sanguíneos e tecidos do pênis contra o estresse oxidativo e ajudar a restaurar a função normal do órgão. 

 Além disso, estudos mostraram que o ginseng pode promover a produção de óxido nítrico, um composto que melhora o relaxamento muscular no pênis e aumenta a circulação sanguínea da região. 

 6 - Tem benefícios potenciais contra o câncer


 Estudos em conjunto com a Universidade de Chicago (EUA), estão investigando a relação do ginseng com a redução do risco de certos tipos de câncer 

 Os ginsenosídeos nesta erva ajudaram a reduzir a inflamação e fornecer proteção antioxidante. 

 Isso porque o ciclo celular é o processo pelo qual as células crescem e se dividem. Os ginsenosídeos podem beneficiar este ciclo, impedindo a produção e o crescimento celular anormais.  

 Além disso, vários estudos concluíram que as pessoas que tomam ginseng podem ter um risco 16% menor de desenvolver câncer.

 E mais: de acordo com estudos da Universidade de Hong Kong, o ginseng também pode ajudar a melhorar a saúde dos pacientes submetidos à quimioterapia, reduzir os efeitos colaterais e aumentar o efeito de alguns medicamentos. 

 7 - Pode combater o cansaço e aumentar os níveis de energia


 Vários estudos em animais relacionaram alguns componentes do ginseng, como polissacarídeos e oligopeptídeos, com menor estresse oxidativo e maior produção de energia nas células, o que poderia ajudar a combater a fadiga. 

E quais os tipos de Ginseng?


 1 – Ginseng Coreano


 Também conhecido como Ginseng Asiático ou Vermelho, esta variedade é altamente valorizada e procurada em todo o mundo. É considerado o ginseng original com as melhores propriedades medicinais disponíveis. 

 2 – Ginseng Americano


 O ginseng americano refere-se à sua espécie e não à região de crescimento. Acredita-se que ele seja bom para combater a fadiga e o cansaço e ajuda a melhorar a saúde celular.

 3 – Ginseng Siberiano


 Esta variante não é um verdadeiro ginseng, mas tem algumas propriedades medicinais. É o menos potente de todos os diferentes tipos de ginseng disponíveis e geralmente é recomendado para aqueles que lidam com estresse metabólico. Pode ajudar a dar um impulso nos níveis de energia. 

 4 – Ginseng Indiano


 Conhecida como ashwagandha é amplamente utilizada na medicina ayurvédica. Embora ofereça uma variedade de benefícios à saúde, a maioria antioxidante, a ashwagandha também é considerada um ginseng.

Como consumir o Ginseng?


 A raiz pode ser consumida na forma de pó, cápsulas, chá e até como mistura em sopas.  Mas atenção! Lembra do começo deste texto? É preciso tomar cuidado com propagandas que prometem resultados milagrosos! Procure uma empresa idônea

 E mais: antes de adicionar o ginseng na dieta, converse com um profissional da área como médico ou nutricionista para consumi-lo de forma correta. 

Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Os benefícios do Ômega 3 para a saúde

Os benefícios do Ômega 3 para a saúde

O ômega 3 é um excelente antioxidante e colabora com o bom desempenho do organismo

Imagem principal do artigo Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

O ácido alfa-lipoico (ALA) é uma substância antioxidante produzida naturalmente pelo corpo humano, que desempenha um papel importante na produção de energia nas células e na proteção contra danos oxidativos.

Imagem principal do artigo Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde

Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde

Vitaminas A, C e D. Com certeza você já ouviu falar sobre elas e pode até ser que conheça seus benefícios. Mas e quanto à vitamina K2?

Imagem principal do artigo Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Entre as diversas substâncias que ajudam nosso organismo a funcionar bem, está a Coenzima Q10.

Imagem principal do artigo Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?

Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?

A deficiência de picolinato de cromo pode atrapalhar no emagrecimento saudável?

Imagem principal do artigo Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!

Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!

Você já ouviu falar da Ioimbina? Pode ser que não, pois este não é um dos ativos mais conhecidos para a promoção da saúde e bem-estar.

Imagem principal do artigo Suplementos esportivos: conheça os benefícios

Suplementos esportivos: conheça os benefícios

Pré treino, creatina, BCAA, Whey protein, se você frequenta uma academia, provavelmente já ouviu falar sobre esses suplementos

Imagem principal do artigo Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta

Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta

Você já ouviu falar em Saw Palmetto? Não se preocupe. O fato é que esta planta de nome diferente pode trazer vários benefícios para a saúde. 

Imagem principal do artigo Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Com certeza você já usou azeite de oliva em suas receitas, mas sabia que o extrato de folha de oliveira tem vários benefícios para a saúde?

Imagem principal do artigo Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Conheça os tipos de ginseng e os inúmeros benefícios dessa planta para sua saúde