Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Com certeza você já usou azeite de oliva em suas receitas, mas sabia que o extrato de folha de oliveira tem vários benefícios para a saúde?

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

Muito comum na região do Mediterrâneo, em países como Grécia, Marrocos, Tunísia e Israel, a oliveira (Olea europaea L.,) é mais conhecida pelas azeitonas, mas o extrato das suas folhas é usado para cuidados com a saúde há séculos. 

Já foi comprovado que pessoas que seguem a dieta mediterrânea têm taxas mais baixas de doenças e mortes relacionadas ao câncer.

Mas o que tem o extrato de folha de oliveira de especial?


Seu maior poder são os antioxidantes, principalmente os polifenóis. Os cientistas acreditam que esses nutrientes desempenham um papel importante na prevenção de várias doenças. 

Entre estes polifenóis um em particular se destaca, a oleuropeína. Segundo um estudo da Universidade de Viçosa (MG), as folhas de oliveira são ricas nesta substância. 

Além de ser um dos compostos fenólicos mais abundantes presentes nas folhas de oliveira, possui importantes propriedades biológicas (anti-inflamatória, antiaterogênica, anticancerígena, antimicrobiana e antiviral).

Além disso, o extrato de folha de oliveira é rico em antioxidantes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico combatendo os danos celulares. 

A oleuropeína pode ser extraída de diferentes formas. A maceração é um dos métodos mais utilizados para a obtenção de compostos fenólicos a partir de fontes vegetais. Este é considerado um processo simples. Outras formas de extração envolvem produtos químicos e altas temperaturas. 

Imagem /Extrato-de-folha-de-oliveira-conheca-4-beneficios-para-a-sua-saude-1

Mas quais os benefícios do extrato de folha de oliveira?


São vários, vamos listar os principais:

1 – Promove a saúde cardíaca


O extrato de folha de oliveira pode ajudar a evitar que o colesterol LDL (ruim) se acumule em suas artérias. Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Esta foi a conclusão de pesquisas da Universidade Yonsei, na Coreia.

2 – Pode diminuir o risco de diabetes


Os antioxidantes presentes no extrato de folhas de oliveira podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue e mantê-lo em níveis bons para a saúde. 

Os pesquisadores descobriram também que o extrato de folha de oliveira pode reduzir a resistência à insulina do organismo, um dos maiores fatores de risco para diabetes.

3 – Ajuda fortalecer o sistema imunológico


A suplementação com extrato de folha de oliveira está associada a uma menor taxa de doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardíacas, Parkinson e Alzheimer. E mais: graças à capacidade da oleuropeína, o extrato de folha de oliveira ajuda a neutralizar vírus e bactérias.

4 – Pode ser coadjuvante contra o ganho de peso


Um estudo da Universidade de Seul, na Coréia, descobriu que a suplementação de oleuropeína reduziu o peso corporal e o ganho de peso em camundongos que estavam consumindo uma dieta rica em gordura.

Esse resultado sugere que o extrato de folha de oliveira rico em oleuropeína pode ter o potencial de reduzir o ganho de peso e diminuir o risco de obesidade.

Como consumir o extrato de folhas de oliveira?


Não há recomendação oficial de dosagem, mas estudos indicam que seus efeitos benéficos à saúde ocorrem ao tomar de 500 a 1.000 miligramas por dia.  

Como as formulações e os produtos podem variar, siga a recomendação do seu médico e as diretrizes do fabricante para garantir que você tome uma quantidade segura, mas eficaz.

Para garantir sua saúde, faça uso de bons suplementos que, além de seguros, são fáceis de incorporar à dieta. 

Mas o que são suplementos?


São substâncias químicas formuladas para complementar a necessidade de nutrientes do organismo. Eles podem conter vitaminas e minerais essenciais para ajudar no bom funcionamento do organismo. 

Algumas pessoas precisam recorrer a eles pois não conseguem, através da alimentação, obter todos estes nutrientes, seja por uma dieta inadequada ou algum problema de saúde.

Você já faz uso de algum suplemento? 

Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Os benefícios do Ômega 3 para a saúde

Os benefícios do Ômega 3 para a saúde

O ômega 3 é um excelente antioxidante e colabora com o bom desempenho do organismo

Imagem principal do artigo Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

O ácido alfa-lipoico (ALA) é uma substância antioxidante produzida naturalmente pelo corpo humano, que desempenha um papel importante na produção de energia nas células e na proteção contra danos oxidativos.

Imagem principal do artigo Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde

Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde

Vitaminas A, C e D. Com certeza você já ouviu falar sobre elas e pode até ser que conheça seus benefícios. Mas e quanto à vitamina K2?

Imagem principal do artigo Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Entre as diversas substâncias que ajudam nosso organismo a funcionar bem, está a Coenzima Q10.

Imagem principal do artigo Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?

Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?

A deficiência de picolinato de cromo pode atrapalhar no emagrecimento saudável?

Imagem principal do artigo Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!

Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!

Você já ouviu falar da Ioimbina? Pode ser que não, pois este não é um dos ativos mais conhecidos para a promoção da saúde e bem-estar.

Imagem principal do artigo Suplementos esportivos: conheça os benefícios

Suplementos esportivos: conheça os benefícios

Pré treino, creatina, BCAA, Whey protein, se você frequenta uma academia, provavelmente já ouviu falar sobre esses suplementos

Imagem principal do artigo Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta

Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta

Você já ouviu falar em Saw Palmetto? Não se preocupe. O fato é que esta planta de nome diferente pode trazer vários benefícios para a saúde. 

Imagem principal do artigo Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde

Com certeza você já usou azeite de oliva em suas receitas, mas sabia que o extrato de folha de oliveira tem vários benefícios para a saúde?

Imagem principal do artigo Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

Conheça os tipos de ginseng e os inúmeros benefícios dessa planta para sua saúde