Como evitar o mau hálito?

Como evitar o mau hálito?

Você teria coragem de falar para uma pessoa quem ela tem mau hálito?  Conheça 4 super dicas para evitar essa condição tão comum e complicada de lidar!

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

Por ser um assunto delicado muitas pessoas evitam falar sobre isso para quem tem esse problema, preferindo comentar “pelas costas”, causando constrangimento e julgamentos. 

 Mas nem sempre o mau hálito ou halitose é falta de higiene. Ele também pode ser causado por infecções bucais, problemas de estômago, medicamentos e até boca seca. 

 Neste blog post você vai saber mais sobre as causas deste problema e o que fazer para preveni-lo! 

 Eu tenho mau hálito? 


 Os odores do mau hálito variam dependendo da causa. Algumas pessoas se preocupam demais com o hálito, embora tenham pouco ou nenhum odor na boca, enquanto outras têm halitose e não sabem disso. 

 Frequentemente é difícil avaliar o cheiro do seu próprio hálito, o ideal é pedir a um profissional da saúde bucal, amigo ou parente próximo para confirmar como está seu hálito.

 Causas do mau hálito


 1 – Comida


 A quebra de partículas de alimentos dentro e ao redor dos dentes pode aumentar as bactérias e causar um odor desagradável. 

 Certos alimentos como cebola, alho e especiarias, também pode causar um cheiro forte na boca. 

 Acontece que, depois de digerir esses alimentos, eles entram na corrente sanguínea e são transportados para os pulmões afetando a respiração.

 2 – Derivados do tabaco


 Fumar causa um odor desagradável na boca. Principalmente fumantes e usuários de tabaco são mais propensos a ter gengivite, outra fonte de mau hálito.

 3 - Má higiene dental


 Para evitar o mau hálito é preciso escovar os dentes e usar fio dental diariamente. Isso porque partículas de alimentos que permanecem na boca causam mau hálito. E mais: os restos de alimentos podem formar uma placa que irrita as gengivas causando periodontite.

 A língua também pode conter bactérias que produzem odores. As dentaduras que não são limpas regularmente ou que não se encaixam adequadamente na boca também podem abrigar bactérias causadoras de odor.

 4 - Boca seca


 A saliva ajuda a limpar a boca removendo partículas que causam maus odores. Uma condição chamada boca seca ou xerostomia pode contribuir para a halitose, isso porque a produção de saliva é diminuída. 

 Além disso, a boca seca ocorre naturalmente durante o sono, levando ao "hálito matinal" e piora ao dormir com a boca aberta. A boca seca crônica pode ser causada por um problema com as glândulas salivares e algumas doenças.

 5 – Medicamentos


 Alguns medicamentos podem produzir indiretamente o mau hálito, contribuindo para a boca seca. Assim como outros podem ser decompostos no corpo e liberar substâncias químicas que podem ser transportadas pela respiração.

 6 - Infecções na boca


 O mau hálito pode ser causado por feridas cirúrgicas após uma cirurgia oral, como a remoção de dentes, ou como resultado de cáries, doenças gengivais ou feridas na boca.

 Outras condições da boca, nariz e garganta
 O mau hálito pode ocasionalmente ser causado por pequenas pedras que se formam nas amígdalas e que são cobertas por bactérias que produzem odor. Infecções ou inflamação crônica no nariz, seios nasais ou garganta, podem contribuir para o gotejamento pós-nasal, causando mau hálito.

 Outras causas


 Doenças, como alguns tipos de câncer e condições como distúrbios metabólicos, podem causar um odor característico no hálito como resultado dos produtos químicos que produzem. 

 Assim como também o refluxo crônico de ácidos estomacais (doença do refluxo gastroesofágico) também pode estar associado ao mau hálito. 

 E o que fazer para evitar o mau hálito?


 1 - Escove os dentes e use fio dental com mais frequência


 Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia e use fio dental pelo menos uma vez. Mas não exagere! Se você escovar com muita força, pode desgastar os dentes, tornando-os vulneráveis ​​às cáries.

 2 - Enxágue a boca


 Além de refrescar o hálito, um enxaguante bucal adiciona proteção extra, eliminando as bactérias. Existem produtos mentolados que dão uma sensação de frescor. Mas atenção!  Certifique-se de que o enxaguante bucal que você escolheu mata os germes que causam a halitose. O momento ideal para fazer isso é antes de dormir.

 3 - Raspe a língua


 O revestimento que normalmente se forma em sua língua pode ser um hospedeiro para bactérias com fortes odores. Para se livrar delas, escove suavemente a língua com a escova de dentes.

 Se a escova for grande demais para alcançar confortavelmente a parte de trás da língua, experimente um raspador, que é feito exatamente para esse fim.

 4 - Evite alimentos que azedam o hálito


 Cebola e alho são os grandes vilões do hálito e escovar os dentes após comê-los não ajuda muito.

 As substâncias que causam o mau cheiro entram na corrente sanguínea e viajam para os pulmões, onde você as expira. 

 Então, se precisar de hálito fresco evite estes alimentos.  

 Como saber se você tem mau hálito?


 Existem duas formas simples:

1- Pergunte para uma pessoa de confiança.

 2- A outra é exalar o ar na mão e depois cheirar. Funciona assim: Cheire a mão por uns 30 segundos, em seguida exale o ar pela boca na sua mão e cheire-a novamente. Se tiver mau hálito, você conseguirá sentir na sua mão.

 Quando consultar um médico


 Se você tem mau hálito, revise seus hábitos de higiene bucal. Tente fazer mudanças no estilo de vida, conforme explicado acima. 

 Entretanto, se o seu mau hálito persistir depois de fazer essas alterações, consulte o seu dentista. 

 Dessa forma, se ele suspeitar que uma condição mais séria está causando essa condição, ele pode encaminhá-lo a um médico para descobrir a causa do odor.

 E lembre-se que a higiene bucal deve ser feita sempre, mesmo que você não tenha mau hálito!

 Consulte regularmente seu dentista duas vezes por ano e tenha mais saúde bucal! 

 Conheça alguns produtos que podem ajuda-lo a ter um bom hálito

 Fórmula para Mau Hálito: Combate e evita o Mau Hálito. Atua principalmente nas causas de origem estomacal que levam a halitose e proporciona agradável sensação de frescor na boca.

 Spray para Mau Hálito: Combate e evita o Mau Hálito. Atua principalmente nas causas de origem bucal que originam essa condição e proporciona agradável sensação de frescor na boca.

 Champorus®: Extrato 100% natural que combate e evita o odor da sudorese e do mau hálito, além de contribuir para a redução de colesterol e glicose no sangue. 

 Curcuma Zedoaria Concentrada: combate a halitose, gastrite, úlceras gastroduodenais e má digestão. Contribui para a diminuição de flatulências e promove a sensação de hálito fresco

 Você conhece alguém que tenha mau hálito ou já passou passou por situações embaraçosas por não ter coragem de alertar alguém sobre essa condição?


Quer receber mais informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida? Informe aqui o seu email!🙂

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

O óleo de melaleuca possui propriedades medicinais que podem auxiliar na saúde e bem-estar de forma natural!

Imagem principal do artigo Como evitar o mau hálito?

Como evitar o mau hálito?

Você teria coragem de falar para uma pessoa quem ela tem mau hálito?  Conheça 4 super dicas para evitar essa condição tão comum e complicada de lidar!

Imagem principal do artigo Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Regular o sono é um sonho de muitas pessoas que sofrem com a insônia diariamente

Imagem principal do artigo Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

As enzimas digestivas são responsáveis pela quebra de moléculas a fim de facilitar sua absorção pelas células do corpo

Imagem principal do artigo Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los

Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los

Você já ouviu falar de radicais livres? Eles estão entre os vilões do envelhecimento da pele podendo provocar manchas rugas, linhas finas e flacidez. 

Imagem principal do artigo Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas

Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas

Cedo ou tarde todas as mulheres vão se deparar com a menopausa, fase da vida em que param de menstruar. 

Imagem principal do artigo Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido corporal, também conhecida como edema, é um acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos do corpo, resultando em inchaço e aumento do peso corporal.

Imagem principal do artigo Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Se você já teve covid, recomendamos fortemente que leia este artigo!

Imagem principal do artigo Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro

Como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro? Saiba o que fazer para melhorar a capacidade cognitiva do seu cérebro

Imagem principal do artigo Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?

Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?

As doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo todo.