- Descrição
-
Detalhes
MELATONINA – BioVittare
Regula naturalmente o sono para uma noite bem dormida e um despertar revigorado.
O QUE É A MELATONINA?
Melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal ou hipófise, durante a noite, para regular o sono e a vigília. Sua produção diminui com o envelhecimento e é por isso que os distúrbios de sono se tornam cada vez mais frequentes.
Melatonina atua como mediadora entre os ciclos ambientais claro/escuro, tendo como principal função a regulação do sono. Ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono.
Outra função atribuída à melatonina é a de antioxidante, agindo na recuperação das células epiteliais expostas à radiação ultravioleta e ajudando na recuperação dos neurônios afetados pela doença de Alzheimer, episódios de isquemia cerebral e epilepsia.
Entre as várias ações da melatonina já comprovadas, se destacam também a ação imunomodulatória (agindo sobre linfócitos, citocinas, entre outros), melhorando as defesas imunológicas do organismo, e a anti-inflamatória (inibindo prostaglandinas e regulando a COX-2).
COMO AGE MELATONINA?
Melatonina é um hormônio que apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como:
1. Melhora a qualidade do sono: Vários estudos demonstram que a melatonina contribui para uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia, por aumentar o tempo total de sono, e diminuir o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos.
2. Possui ação antioxidante: Devido ao seu efeito antioxidante, foi demonstrado que a melatonina contribui para o fortalecimento do sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças e a controlar doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.
Assim, a melatonina pode ser indicada para auxiliar no tratamento do glaucoma, retinopatia, degeneração macular, enxaqueca, fibromialgia, câncer de mama e de próstata, Alzheimer e isquemia, por exemplo.
3. Ajuda a melhorar a depressão sazonal: O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que acontece durante o período de inverno e que provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de concentração.
Este transtorno ocorre com mais frequência em pessoas que vivem em regiões em que o inverno dura muito tempo, e está associado à diminuição de substâncias do corpo ligadas ao humor e ao sono, como a serotonina e a melatonina.
4. Reduz a acidez do estômago: A melatonina contribui para a redução da produção de ácido no estômago e também de óxido nítrico, que é uma substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago. Desta forma a melatonina reduz o refluxo gastroesofágico (azia, queimação), podendo ser usada como auxiliar no tratamento de problema.
5. Memória: Em estudo recente, pesquisadores da Tokyo Medical and Dental University (TMDU) no Japão mostram que a melatonina promove a formação de memórias de longo prazo em camundongos e protegem contra a perda cognitiva.
DETALHES ADICIONAIS
A ingestão recomendada pode variar entre de 1mg a 10 mg de melatonina, pelo menos 1 hora antes de dormir ou conforme recomendação médica. Esse suplemento pode ser indicado para tratar a enxaqueca, combater tumores e, mais frequentemente, insônia. O uso da melatonina durante o dia normalmente não é recomendado, pois pode desregular o ciclo circadiano, ou seja, pode fazer que a pessoa sinta muito sono durante o dia e pouco durante a noite, por exemplo. - Benefícios
-
Melatonina contribui para:
- Melhorar a qualidade do sono
- Estimula o sono REM
- Possui ação antioxidante e anti-inflamatória
- Estimula a imunidade
- Ajuda a melhorar a depressão sazonal
- Reduz a acidez do estômago
- Pode auxiliar a memória.
Ref. [1-10] - Composição
-
Cada 1 Cápsula contém:
- Melatonina 5mg
- Sabor natural laranjaInformação Adicional
Gênero Neutro / Unissex Glúten Não contém Lactose Não contém Tipo de Cápsula Sublingual Preço R$ 49,90 - Sugestão de Uso
-
Uma hora antes de dormir, colocar de 1 a 2 cápsulas embaixo da língua e aguardar alguns segundos até dissolver. Ou conforme orientação do profissional habilitado.
- Validade
-
6 meses
- Referências Bibliográficas
-
1-Galano, Annia, Dun Xian Tan, and Russel J. Reiter. “Melatonin as a natural ally against oxidative stress: a physicochemical examination.” Journal of pineal research 51.1 (2011): 1-16. 2-Garfinkel, D., et al. “Improvement of sleep quality in elderly people by controlled-release melatonin.” The Lancet 346.8974 (1995): 541-544.
3-Hickie, Ian B., and Naomi L. Rogers. “Novel melatonin-based therapies: potential advances in the treatment of major depression.” The Lancet 378.9791 (2011): 621-631.
4-Reiter, Russel J., Dun-Xian Tan, and Lorena Fuentes-Broto. “Melatonin: a multitasking molecule.” Progress in brain research 181 (2010): 127-151.
5-Haimov, Iris, et al. “Melatonin replacement therapy of elderly insomniacs.” Sleep 18.7 (1995): 598-603.
6-Tamura, Hiroshi, et al. “Melatonin as a free radical scavenger in the ovarian follicle.” Endocrine journal 60.1 (2013): 1-13.
7-Bruin, V. M. S. de. “Importância da melatonina na regulação do sono e do ritmo circadiano na abordagem clínica.” Departamento de Medicina Clínica – UFC.
8-Monteiro, M. M. L. “Os receptores de melatonina como novos alvos de fármacos antidepressivos.” Porto, 2014.
9- Nakaoka E. S. Y. V.; Pereira A. M. O; Kashiwabara T. G. B. “Qualidade do sono e melatonina – Relato de caso.” Brazilian Journal of surgery and clinical Research”. 2013.
10-Neto, J. A. S.; Castro, B. D. de. “Melatonina, ritmos biológicos e sono - Revisão de literatura.” Revista Brasileira de neurologia, 2008. Vol 44. - Advertências
-
*Não se trata de propaganda, e sim de informação sobre o produto prestada pelo farmacêutico aos prescritores. Consulte sempre um especialista. Composição, Sugestão de uso e Benefícios desenvolvidos por profissional habilitado com base na literatura técnico-científica. Todas as fórmulas deste site possuem dosagens dentro dos padrões usuais.
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. É recomendável uma dieta e exercícios físicos para auxiliar a redução de peso.
4. Pessoas com hipersensibilidade a alguma das substâncias não devem fazer uso do produto.
5. Em caso de hipersensibilidade, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o Prescritor.
6. Não use o produto com o prazo de validade vencido.
7. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
8. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
9. Menores de 18 anos, mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar os produtos sem orientação médica.
10. Embora não existam contraindicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
11. As cápsulas não devem ser partidas ou mastigadas.
12. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
13. A descrição dos produtos é baseada na literatura técnico-científica reconhecida pela ANVISA e no conhecimento e experiência do farmacêutico, não configurando propaganda e/ou estímulo ao uso.
14. Os resultados e indicações referentes ao uso dos produtos foram avaliados e comprovados pelos fabricantes dos insumos farmacêuticos, por estudos clínicos e/ou científicos. Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores individuais, como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias e uso correto dos produtos.